Os incríveis dinossauros (Período Cretáceo)

No período Cretáceo, o ambiente estava em constante mudança. Os continentes se dividiram, separando espécies de animais e reduzindo o tamanho de seus territórios. Os dinossauros se adaptaram, á medida que o clima se tornava mais úmido. Alguns deles ficaram maiores, outros menores. A quantidade de alimentos variava nesse novo ambiente.


Obs: O período Cretáceo se encontra entre 145 e 65 milhões de anos atrás, em números redondos.

O Saurolofo (Lagarto de Crista) era um dinossauro que possuía um bico semelhante ao das aves. Sua crista, na parte de cima do crânio, estendia-se até a nuca.




Oviráptor (Ladrão de ovos) tinha mandíbulas fortes, preparadas para abrir ovos de casca dura de grandes dinossauros.




O Velociraptor ficou famoso por sua velocidade, que alcançava até 60 quilômetros por hora. Formava bandos e cercava as presas para atacá-las.




O Pinacossauro tinha uma enorme clava óssea no final de sua cauda e uma couraça formada de espinhos, tudo de que precisava para se proteger dos predadores.


Tiranossauro Rex (Lagarto tirano rei) foi um dos maiores carnívoros terrestres. Acredita-se que era um carniceiro, assim como os atuais urubus.



O Tricerátops tinha uma das maiores cabeças do reino animal, com mais de dois metros. Possuía dois chifres de um metro cada e outro menor sobre o nariz. Apesar da aparência ameaçadora, era "vegetariano".
 A evolução dos herbívoros no período Cretáceo levou-os a ficar menores do que eram no período Jurássico. Foi no final do período Cretáceo que os dinossauros se tornaram extintos.


O Pteranodonte foi um dos répteis que dominaram os espaços aéreos do Cretáceo. Seus ossos finos eram ocos, o que facilitava o voo. Vivia perto da Costa marinha e se alimentava de peixes e pequenos animais.



O Plesiossauro surgiu no Período Triássico, mas viveu até o fim do Período Cretáceo. Foram encontradas várias espécies.


O Sarcosuchus foi um dos maiores crocodilos que já existiu. Vivia nas margens dos rios e se alimentava de grandes peixes e animais.


O Kronossauro tinha uma boca que alcançava quase 2 metros e se alimentava de grandes animais marinhos. Vivia em alto mar, mas precisava desovar na terra, como fazem as tartarugas.




Comentários

Postagens mais visitadas