Dinossauros metaleiros viram mania entre os finlandeses

Se, no Brasil, a Rainha Xuxa e seu "Ilariê" ainda fazem a cabeça da criançada, na Finlândia, quem dita o ritmo da molecada é o bom e velho heavy metal. Composta por cinco dinossauros cabeludos e vestidos com jaquetas de couro e spikes (aquelas pulseiras cheias de espinhos), a banda Sauruxet é uma sensação entre os pequenos finlandeses. O sucesso é tanto que gerou até uma briga com a gigante do mercado fonográfico Sony Music, que obrigou o quinteto a mudar de nome. Só para se ter uma ideia do fenômeno, quando ainda se chamava Hevisaurus, o grupo atingiu, com o CD "Hirmuliskojen yö" ("A noite do dinossauro"), o primeiro lugar no ranking dos mais vendidos do país.
Polêmicas a parte, a banda nasceu quando feitiços de uma bruxa chocaram cinco ovos de dinossauro, enterrados, há 65 milhões de anos, em uma montanha. Pelo menos, é o que conta o baterista e fundador da Sauruxet, Mirka Rantanen, que dá vida ao dinossauro Komppi Momppi.
- Essa foi uma lenda que eu criei. Na verdade, tudo surgiu quando participei de um concurso de música infantil com meus filhos. A partir daí, pensei: "E se eu começasse a tocar para crianças? E se fosse heavy metal, que é o que faço há 25 anos?" - explicou Rantanen.
Foto: Reprodução
Apesar dos fãs, em sua maioria, possuírem pouco mais de 5 anos de idade, o som está longe de ser brincadeira de criança. Entre os músicos que dão vida a Herra Saurus (vocal), Milli Pilli (teclado), Riffi Raffi (guitarra) e Muffi Puffi (baixo) estão profissionais que já tocaram com lendas do heavy metal mundial, como: Ronnie James Dio e Yngwie Malmsteem. A aceitação no país é tão grande, que a banda já tocou até em festivais destinados para adultos.

- Este é um projeto vindo do coração. Agora que eu sei como é tocar para as crianças, eu não desistiria por nada! - concluiu Rantanen.

Comentários

Postagens mais visitadas